A única coisa que você precisa saber para ter sucesso na vida

Role para baixo

Qual é de verdade o único fator que nos coloca na rota do sucesso? Que supera talentos, Q.I. (nos dois sentidos: “inteligência” e “quem indica”), aparência, saúde física, sorte e qualquer outra característica comumente associada a pessoas bem sucedidas? Você sabe o que é, tem ouvido isso a vida toda em exemplos de esportistas, artistas, empresários, pessoas do seu círculo de convívio, enfim, em todos os ramos da sociedade pessoas que atingiram sucesso em suas vidas sempre falam a mesma coisa.

O problema é que, mesmo tendo essa preciosa informação bem debaixo dos nossos narizes, nosso modelo mental ocidental cético só dá crédito e leva algo em consideração se tiver o carimbo “comprovado cientificamente”. Pois bem, saiba que a ciência comprova por experimentos que determinação é o fator principal e necessário para predizer sucesso.

Angela Lee Duckworth, chefe do Duckworth Lab na Universidade da Pensilvânia, estudou diversos grupos sociais, de diversas faixas etárias e condições socio-econômicas e chegou sempre à mesma conclusão quando buscava a resposta para a pergunta: Quem é bem sucedido aqui e por quê?

Ela estudou militares, crianças, alunos do segundo grau, vendedores, professores novatos em bairros carentes e os resultados foram sempre os mesmos: aqueles mais determinados acabavam sendo mais bem sucedidos em suas atividades e grupos sociais.

Mas o que é determinação? Angela define como sendo “a paixão e perseverança em objetivos de longo prazo. É resistência. É agarrar seu futuro dia após dia, durante anos e trabalhar duro para tornar real esse futuro”. O que ela está dizendo é que pessoas determinadas encaram a vida como uma maratona e não uma corrida de 100m. Elas sabem onde querem chegar e têm a motivação para se manter em movimento apesar dos obstáculos e tombos. Todo maratonista tem altos e baixos durante uma prova, a capacidade de se manter focado e equilibrar a energia ao longo da prova é que o levam até o fim.

Como eu disse, você já sabia disso e está rodeado de pessoas te falando isso o tempo todo. O que fazia Pelé treinar mais do que seus colegas? Oscar Schmidt e Michael Jordan também eram famosos por continuarem treinando sozinhos após todos já terem ido embora. Michael Jackson era famoso por seus longos ensaios. Quem não se lembra do famoso discurso motivacional de Ayrton Senna [relembre aqui] que até virou propaganda nessa última Copa.

QUER MAIS ALGUNS EXEMPLOS?

“As pessoas não carecem de força, carecem de determinação” – Victor Hugo

“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável” – Gandhi

“A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade” – Muhammad Ali

“O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade” – Henry Ford

“Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida” – Che Guevara

Agora fica a pergunta: Se isso é verdade, temos comprovação científica e incontáveis exemplos em todos os setores e épocas da humanidade, por que é tão difícil encontrar essa força interna de determinação para termos sucesso?

Primeiro você precisa definir o que é sucesso para você, e veja que eu não vou te dar uma definição de bandeja, pois essa seria a minha definição de sucesso. Cada um deve encontrar a sua definição de sucesso, sem juízo de valor, certo ou errado, mas você precisa criar e escrever o que é sucesso para você. Mas vou deixar uma dica: revise essa definição ao longo da vida, pois ela muda, na medida em que você muda e evolui como pessoa. Não se apegue a uma definição, mas deixe-a crescer dentro de você.

Ter a sua definição é o ponto de partida mas continua a pergunta: como ativar a motivação interna? Nós todos viemos com uma fonte de energia infinita dentro de nós, mas infelizmente não nos deram o manual e nos cabe descobrir sozinhos como ligar essa reator de energia. Felizmente, existem métodos e caminhos para isso, e eu vou compartilhar com você quais são os principais elementos desse método, mas você precisa caminhar para chegar lá. Não tem outro jeito, de certa forma é um trabalho solitário mas extremamente recompensador.

Para você ativar a sua determinação para o sucesso você precisa conhecer bem 3 fatores que te formam e depois combiná-los para dar sentido a sua vida:

Valores: Aquilo que para você é inegociável. Decisões baseadas em nossos valores nos dão um sentimento de integridade, e essa integridade nos dá força para tomarmos aquelas decisões difíceis na vida. Ficamos tranquilos internamente, apesar das consequências.

Talentos: Nossos talentos são nossos maiores aliados na concretização dos nossos planos e sonhos. Através das aplicação dos nossos talentos nos sentimos plenos, conectados com nosso eu superior. Os talentos são a fundação sobre a qual você vai construir seu projeto, pois não importa qual projeto você decida desenvolver em algum momento da sua vida, se ele estiver utilizando plenamente seus talentos você terá prazer e energia para seguir em frente.

Visão de longo prazo: Mais importante do que estabelecer metas de longo prazo, é visualização do seu futuro, o filme que passa pela sua mente quando você fecha seus olhos e pensa no futuro. Onde você está? Com quem? Fazendo o quê? Como é seu aspecto físico? O que você esta vestindo? Que bens possui? Como ocupa seu tempo? Esta visualização de um futuro desejado, se manipulada sem apego ou expectativa, nos dá foco para fazermos escolhas na nossa vida. Nos ajuda a nos mantermos independentes, responsáveis por nosso destino.

Quando você torna conscientes essas três dimensões que te formam, aí sim começa a diversão, pois você começa a moldar o seu propósito de vida, seu maior aliado para uma vida plena, prazerosa e com significado. O propósito funciona como um grilo falante, aquela voz interior que suspira no seu ouvido: por que mesmo? Você tem a sensação de estar no “jogo”. A vida se torna mais navegável. As decisões tornam-se mais intuitivas. Você acorda sabendo o que você quer fazer e por quê. Você acorda todo dia determinado para atingir o sucesso.

[Crédito da Foto: Lindsay Henwood]

Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp